Buscar
  • Julio César de Castro

Porque é importante termos uma reserva de emergência?


Você sabe o que é uma reserva de emergência? É aquele dinheirinho que você tem guardado para uma surpresa ou um gasto inesperado que apareça para você.

Mas tenha em mente, que a reserva de emergência é sagrada, e deve ser meio que "imexível" , sendo usada para aquelas despesas extraordinárias.

Quer exemplos?

Uma batida de carro, que você vai ter que pagar a franquia do seguro.

Um problema na sua casa que demande um profissional especializado ou até a queima de um computador, que é utilizado como instrumento de trabalho.

E até na perda do emprego, o que não seria o caso do funcionário público, por enquanto é claro...

Outra coisa que sempre lembro, a sua reserva de emergência tem que ter liquidez, ou seja, precisou ela esta na mão e segundo, ela tem que estar em uma aplicação financeira sólida e segura (Tesouro Direto Selic ou um CDB que tenha rendimento de no mínimo 100% do CDI e de um banco sólido).

E qual o valor razoável para a reserva de emergência?

Temos que levar em conta 2 fatores. Se você não for servidor público e se for servidor público.

Não sendo servidor público. O ideal é ter entre 6 meses e 12 meses de seu custo mensal. Porque um valor desses? Você pode perder o emprego e ter dificuldades de se realocar no mercado. A pandemia causou um estrago a todos, mas quem tinha reserva, teve menos preocupação.

Mas agora... falando de servidor para servidor. Como temos estabilidade e segurança, a nossa reserva de emergência pode ser de 2 a 4 salários líquidos.

O fator estabilidade ajuda bastante nesse caso e dificilmente teremos um atraso de salários de mais de 2 meses.

Eu por exemplo tenho 3 meses de reserva de emergência investidos em tesouro direto selic. É seguro e tem liquidez.

E você deve estar se perguntando, e como montar uma reserva de emergência? Com planejamento financeiro, disciplina e principalmente com informação. E te digo, você que tem essa informação.

Se você tiver seu gasto mensal planilhado, saberá onde estão suas despesas.

Sabendo isso, é fácil reduzir despesas, pois com a planilha mensal, você sabe o que pode cortar e assim já pode começar sua reserva de emergência.

Não é complicado, e depende somente de você.

E mais dúvidas, de uma olhada no meu instagram. Lá explico como montar sua reserva de emergência didaticamente.

Abraços


Júlio César

0 visualização0 comentário